Graduação
1.1 Descrição do Problema O nado de Crawl é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica. É o estilo mais rápido e, por isso, unânime entre os competidores nas modalidades de nado livre. De rápida assimilação, o nado crawl também é o primeiro a ser ensinado pela semelhança com atividades comuns do ser humano, como correr, por exemplo. O desenvolvimento de habilidades aquáticas teve seu primeiro estudo realizado por Watson (1919) e, posteriormente, por McGraw, M. B. (1939), a partir da introdução de bebês na água, onde o Watson defendeu a tese de que as habilidades aquáticas fossem condicionadas pelo ambiente, ao passo que McGraw era a favor da influencia de processos endógenos na aquisição dessas habilidades e, apesar desses resultados, predominou a ideia de ser exclusivamente dependente do ambiente externo. Nesse sentido, essa pesquisa foi realizada para verificar como o ambiente externo, através de intervenção verbal e demonstrativa, pode influenciar na aquisição das habilidades motoras do nado crawl em crianças e adolescentes.
A intervenção apresenta-se como meio de fornecer a análise técnica o feedback extrínseco, proporcionando informações sobre como foi realizada a execução (SCHMIDT e WRISBERG, 2001). Estas informações devem ser empregadas para procurar modificar as execuções posteriores e conseguir com elas uma maior precisão, otimizando a atuação com relação aos objetivos previstos (PIERON e TOULOUSE, 1992).
1.2 Objetivos
O presente estudo tem por objetivo verificar, a partir da colaboração voluntária de crianças e adolescentes, como a intervenção externa de professores e treinadores pode contribuir para a aquisição de habilidades motoras em atividades aquáticas, mais especificamente no nado crawl.
1.3 Justificativa Tal estudo mostra sua importância na esfera educativa, servindo de base a professores e treinadores de natação, sobre como as intervenções verbais e demonstrativas podem ser