Metodologia
Resíduos de materiais que sobram ao término de uma obra.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Resíduos de materiais que sobram ao término de uma obra, no RS.
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Segundo John (2000), “negócio estabelecido em quase todas as cidades brasileiras, envolvendo as empresas contratadas por prefeituras para recolher o entulho depositado irregularmente”.
A deposição dos resíduos de construção na malha urbana, de forma descontrolada, acarreta uma série de custos ambientais.
Os montes de entulho agregam lixo e se tornam abrigo de vetores transmissores de doenças e de animais peçonhentos, entulho nas vias públicas e córregos afeta a drenagem e a estabilidade das encostas, ocorre degradação da paisagem urbana, ocorre desperdício de recursos naturais não-renováveis, ocorre redução da vida útil dos locais adequados para aterramento dos resíduos não-renováveis (Urban, 1996).
Analisando os destaques acima, feitos por Urban, percebe-se que atitudes urgentes são necessárias para que seja preservado o meio ambiente, evitado proliferação de animais que esse tipo de depósito beneficia, sem falar no aspecto da paisagem urbana que fica em péssima apresentação. Nesse ritmo crescente e acelerado da construção civil medidas deverão ser tomadas, pois a deposição dos resíduos aumentará exageradamente e de forma rápida, tornando esse problema muito maior, que poderá fugir d controle se não forem determinadas medidas que resolvam, ou pelo menos deem o destino correto aos mesmos. os principais objetivos dos programas de reciclagem para a melhoria do meio-ambiente através redução do número de áreas de deposição clandestina, consequentemente reduzindo os gastos da administração pública com gerenciamento de entulho, aumento da vida útil de aterros pela disposição organizada dos resíduos, formando bancos para utilização futura, aumento da vida útil das jazidas de matéria-prima, na medida em que são substituídos por materiais reciclados,