Graduando
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem alvo evidenciar e avaliar criticamente numa perspectiva interdisciplinar a relação entre desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira atual referenciando sobre a questão dos afrodescendentes. Apresentando logo então o conceito da pessoa afrodescendente, a discriminação por eles sofrida; a análise do principio da igualdade e do principio dignidade da pessoa humana; a violação dos direitos e a inclusão social com enfoque para a mulher negra. Tendo em vista os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade, que inúmeras ocasiões são esquecidas ou meramente não compreendidas pela sociedade com relação aos afrodescendentes. Assim este trabalho se faz necessário dando prioridade a violação de seus direitos, sua inclusão na sociedade e os benefícios por ela acarretados. O mundo contemporâneo vivencia a expansão de violências nativas de intolerâncias e dogmatismos em numerosos países e, vivência também, a miséria e exclusão social em diversos outras sociedades assinaladas pela insensibilidade, pelo ceticismo e egocentrismo. Este trabalho objetiva assim uma contextualização a conceito da discriminação racial contra a população negra no Brasil e as sequelas negativas para a mulher negra em consequência.
DESENVOLVIMENTO
A desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira atual é nitidamente ressaltada em vários desafios da sociedade, como por exemplo, a homofobia, aos portadores de deficiência, escolha de religião e muito mais.