Graduando
A FACE DA LUA
STTARETH FARMAN FARMAIN sobreviveu a quatro revoluções. Nasceu pouco antes do golpe de 1921 quando o poder na Pérsia foi tomado pelo camel Reza Khan
O exemplo da Turquia de ATATURK sugeria que a secularização seria uma influencia modernizadora e progressista que criara cidades com amplas avenidas e ruas cheia de carros.
Os intelectuais persas tinham reivindicado um medico talentoso para um país doente
Mas Reza Khan arrasou freneticamente bairros medievais das cidades, construiu com feroz tenacidade urbanizações baratas de inspirações ocidentais.
Destruiu o recinto da família SATTARETH
As revoluções são fáceis as reformas são difíceis.
Foi impossível sufocar a religião, mesmo quando se conseguiu abolir seu poder formal e sufocar e reprimir seus símbolos externos.
Foi um erro dos intelectuais do século XX supor que deus estava morto e que a religião devia definhar.
Não há nada que estimule tanto a reação religiosa como o temor da revanche pagã.
Ex. Rússia do século XX – onde a cristandade ortodoxa foi ridicularizada, atormentada e domada por muito mais tempo do que o islamismo no Irã, mas, quando o regimento comunista caiu, o clero humilhado pelos golpes do calvário comunista rebrotou plenamente armado de poderes espirituais após mais de 70 anos de secularização assídua e perseverante.
É tão fácil eliminar o Islã enquanto em outras religiões é talvez mais difícil desatrelá-la da política.
O islamismo é uma religião política.
Em quase todos os Estados muçulmanos em todos os períodos da história os governos trataram de conseguir uma forma de dominação religiosa mesmo em alguns casos onde dirigentes não islâmicos se intrometeram a partir de fora.
No Sudão onde o neto de Madi foi o primeiro ministro recentemente (1989) os britânicos que suplantaram a teocracia malidista, se sentiam orgulhosos de haver aproximado os lugares sagrados e de ter