Graduando
Departamento de Engenharia
ARQUITETURA DE LONDRES
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Turma: A06
Grupo: - Fernanda Machado
- Gabriela Fantini
- Laís Rocha
- Walesca Barbosa
Há 2000 anos a ilha pantanosa foi descoberta pelos romanos. No ano 43 d.C. os romanos desembarcaram no sul da Inglaterra e marcharam seguindo o Rio Tâmisa até encontrarem terras pantanosas, que sofriam as inundações das marés do rio frequentemente. Os romanos viram logo que aquele curso d’água tinha potencial comercial, então transformaram aquele pântano na primeira cidade britânica. Escolheram o ponto mais estreito do rio para construir uma ponte, e criaram um porto que ligaria a Bretanha ao resto do Império Romano.
[pic]
Por volta de 50 d.C. a primeira Londres nasceu. Um povoado modesto de construções de madeira aglomerado junto a um porto movimentado. Mas no começo Londres não tinha muralhas ou fortes, portanto era um alvo fácil para os inimigos dos romanos.
As tribos locais eram oprimidas pelos romanos, e tinham ressentimentos gerados pelos altos impostos ou pela brutalidade em geral. Em 60 d.C. os bretões se rebelaram, e no comando da rainha Boudicca, que é relembrada às margens do Tâmisa como a primeira grande nacionalista britânica, atacaram Londres, queimando todas as construções da cidade, marcando o primeiro incêndio de Londres. Todos os habitantes foram mortos, 70 mil romanos. O exército romano que estava combatendo uma revolta em Gales voltou para Londres e recuperou o controle da cidade, e os rebeliões foram brutalmente reprimidos.
Por 1600 anos a ponte construída pelos romanos foi a única a atravessar o Tâmisa. Era uma ponte de madeira que ficava a 25 metros da atual Ponte de Londres. Os romanos também construíram uma rede de estradas que ligava Londres a toda Bretanha. Vinte anos depois da revolta de Boudicca, a