graduando
Ciências Biológicas – Habilitação em Biotecnologia
Anatomia Vegetal
Epiderme
Data da realização da prática: 18/06/2013 e 25/03/2013.
Data da entrega do relatório: 02/07/2013.
I. Introdução:
A epiderme consiste em um sistema de células organizado que reveste o corpo primário da planta e persiste durante todo o ciclo de vida. Normalmente, os vegetais apresentam apenas uma camada de células epidérmicas, porém algumas plantas que habitam meio mais limitados evoluíram de forma a possuir mais de uma camada de epiderme. Nomeia-se epiderme múltipla o tegumento que possui mais de uma camada de células. Cabe a este tegumento diversas funções do vegetal como:
• Revestimento do corpo primário da planta;
• Proteção contra a invasão de patógenos e suporte mecânico;
• Regulação das trocas gasosas e transpiração através dos estômatos;
• Absorção e reserva de substâncias;
• Reserva de substâncias.
As células da epiderme estão organizadas perfeitamente em justaposição, isto é, não há consideráveis espaços entre o limite de uma célula e outra; são normalmente ativas e possuem protoplastos que são responsáveis por depositar secreções de origem lipídica no limite externo da epiderme. Desta forma, a parede celular epidérmica encontra-se envolvida por um sistema protetor chamado cutícula o qual é fundamental no processo de perda de água. As paredes das células epidérmicas, pode ser retas, curvas ou sinuosas e, geralmente, a parede externa é mais espessada que a parede interna.
Dentre os tipos celulares epidérmicos, podemos distinguir as células especializadas e as não especializadas.
Células não especializadas constituem as células com muitos vacúolos e não há a presença de cloroplastos.
As células especializadas incluem anexos celulares como estômatos, pelos ou tricomas. Os estômatos são estruturas fundamentais no processo de evapotranspiração e neles estão