atps de fonte renovaveis de energia
Passo 1
Definição de conversão eletromecânica de energia Um princípio geral, aplicável a todos os sistemas físicos nos quais massa não é criada nem destruída, é o “princípio da conservação de energia, que afirma: energia não é criada nem perdida, ela meramente muda de forma.” Processo que realiza-se através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário. Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento.
Classificação de dispositivos capazes de converter formas de energia.
A- Dispositivos para medição e controle (transdutores): Dispositivos de 2 ou mais caminhos de excitação. Desenvolvem forças proporcionais a sinais elétricos e sinais proporcionais à forças e velocidades. Geralmente funcionam em condições lineares (saída proporcional a entrada), com sinais relativamente pequenos. Ex: Motores de conjugado, microfones, fonocaptadores, alto-falantes.
B- Dispositivos que produzem força: Desenvolvem forças de impulso não controladas. Ex: Atuadores aos solenoides, relés, eletroímãs.
C- Dispositivos para contínua conversão de energia: Dispositivos de potência.
Formas de energia que podem ser convertidas. A conversão eletromecânica de energia envolve 04 formas de energia:
1- Elétrica; 2- Mecânica; 3- Magnética; 4- Calor.
Leis e princípios físicos envolvidos nessas transformações.
A energia é um conceito de vasta aplicação em física. É uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho. A energia pode adotar diversas formas, podendo transformar-se de uma noutra forma (conversão de energia), embora não se crie nem se destrua (princípio da conservação da energia). Por exemplo, quando uma maçã cai, perde energia potencial gravítica,