Victória
Aluna: Victória Dalmoro Marchi
Turma: 2° ano
Tema: Conceitos básicos da cinemática
REPOUSO E MOVIMENTO:
Um ponto material está em movimento quando sua posição varia no decorrer do tempo em relação a um referencial. Se a posição não muda, então o corpo está em repouso.
Ex.:Quando estamos sentados num ônibus que está andando, o mesmo está em repouso em relação a nós mas está em movimento em relação à rua, casas, postes, etc.
REFERENCIAL:
Também conhecido como sistema de referência, é um corpo ou um ponto que adotamos como referência para então analisarmos determinado fenômeno capaz de identificar se um corpo está em repouso ou em movimento.
O referencial que adotamos com maior frequência é a Terra.
TRAJETÓRIA:
É uma linha formada pela união de todas as posições que podem ser ocupadas por um móvel durante o seu movimento. Essa trajetória também depende do referencial adotado.
Em resumo, trajetória é o caminho descrito pelo móvel.
ESPAÇO (s):
Vamos adotar uma orientação para a trajetória e fixar uma origem O, denominada origem dos espaços ou marco zero da trajetória. Esse ponto adotado como referência permite situar com exatidão onde o corpo se encontra num determinado instante do movimento.
Quando uma partícula realiza um movimento sobre determinada trajetória, sua posição vai se alterando no decorrer do tempo, ou seja, vai mudando a medida algébrica da distância que a separa da origem dos espaços.
DESLOCAMENTO ESCALAR:
É a diferença algébrica entre os espaços relativos às posições final (aonde se chega) e inicial (de onde se sai), medidas em metro, como recomenda o S.I.
Portanto: Ds = s - so
Ds = Deslocamento escalar s = Espaço final so = Espaço inicial
Obs: O sinal positivo ou o negativo que se pode obter para o deslocamento escalar nos dirá se ele foi efetuado a favor ou contra o sentido arbitrado para a trajetória.
VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA (Vm):
O conhecimento do