Biologia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Biologia dos organismos
Elisangela de Araujo Bazana
Maringá
2013
CAPÍTULO 9. BIODIVERSIDADE E SEUS SIGNIFICADOS
1) Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A. A área que você definiu na questão 1 tem prioridade biológica para conservação?
A comunidade B possui um numero maior de indivíduos, quanto mais espécies no ambiente e quanto maior a variabilidade entre elas e dentro de cada uma maiores são as chances de algumas espécies reagirem positivamente a intervenções no ambiente ou a doenças (diversidade genética). A área B é uma vereda (área com buritis) encontrada mais comumente do que a área A.
Se um ecossistema possui mais de uma espécie de carnívoros haverá o controle predatório das diferentes populações de herbívoros mantendo a quantia de vegetais equilibrada. Assim a presença de mais de uma espécie explorando o mesmo recurso alimentar garante a manutenção da estrutura trófica do ecossistema, conferindo-lhe maior estabilidade, pois se extinta uma espécie outra poderia tomar-lhe o lugar, aumentando de tamanho. A área B ...........
2) Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc.) e decompositores, descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária.
Em primeiro lugar vem o capim que é uma planta que realiza a fotossíntese se alimentando dos nutrientes do solo. Em seguida o gado que se alimenta do capim caracterizando os animais consumidores primários, depois o homem se alimenta do gado sendo considerado consumidor secundário ou terciário chamados de animais carnívoros ou predadores. A partir do