As tendencias de moradia no século xxi
Taynan José da Cunha
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Engenharia Civil – Metodologia Científica
21/06/2012
RESUMO
A cada dia que passa acompanhamos as mudanças de hábitos da sociedade e o impacto que isso causa na construção. Por isso este artigo tem como objetivo entender como as moradias adaptaram-se ao longo do tempo à urbanização. Para melhor entender as mudanças da moradia foi procurado caracterizar distintamente as famílias coloniais e as famílias do século XXI, a fim de mostrar as mudanças que houve assim como também o que provocou esta mudança. Onde as famílias antes enormes, que moravam em grandes casarões, hoje estão cada vez menores devido à modernidade, onde o trabalho passa a ocupar grande parte do tempo das pessoas e as propagandas induzem as pessoas às compras e também trazem as mais variadas opções de lazer, fazendo com que as mesmas passem pouco tempo em casa. E as moradias são caracterizadas em períodos distintos, desde os grandes casarões aos apartamentos de hoje, pois consequentemente à mudança de hábitos das famílias, a moradia veio se adaptando por meio de tecnologias a este novo padrão de família, ficando menor, compacta; sendo a mais nova tendência de moradia, não deixando de ser eficiente e agradável para a sua melhor habitação. Palavras-chave: Moradia. Família. Urbanização. Tempo. Compacta.
1 INTRODUÇÃO
Moradia é algo essencial na vida das pessoas, pois é o local de aconchego, descanso, reuniões de família entre várias funções que ela possui, está sempre em mudança, para melhor atender as necessidades da evolução humana.
O estilo de vida das famílias que habitavam essas casas no Brasil colonial era um tanto restrito devido às residências serem no campo, possuíam escravos que faziam todos os serviços da casa. Com o início da imigração estrangeira e do comércio ferroviário começou a surgir o meio urbano e assim as