Reflexões sobre o trabalho social na habitação
Kássia Cristina Uchôa Soares Barbosa
1
Resumo
O artigo tece considerações sobre a prática dos Trabalhadores sociais que exercem atividades na Política Habitacional, sinalizando a questão da habitação e os desdobramentos na sociedade capitalista bem como as possibilidades e os limites encontrados pelos profissionais.
Palavras-chave: Questão da habitação, política habitacional,
Serviço Social, prática profissional.
Abstract
The paper discusses the practice of social workers who perform activities on Housing Policy, signaling the housing situation and the developments in capitalist society and the possibilities and limitations encountered by professionals.
Keywords: Issue of housing, housing policy, social work, professional practice.
1. Introdução
As desiguais ocupações do território indicam um problema ocorrido desde o início do capitalismo, trazido junto ao advento da industrialização e à idéia de tornar a morada uma mercadoria, instalando-se uma questão a ser enfrentada. Sobre o que Engels
(1979) afirma haver certo desinteresse por parte da classe dominante em resolvê-lo, como estratégia para fazer a classe operária pressionada pela constante necessidade de venda da força-de-trabalho e subordinada pelos patrões no campo habitacional.
O Serviço Social, enquanto profissão dinâmica, tem em seu objeto de intervenção as múltiplas refrações da questão social, dentre as quais salienta-se as questões habitacionais no século XXI, intervindo na implementação de programas e projetos nas cidades, voltados para os segmentos populares, ou seja, a parcela da população caracterizada na faixa de interesse social. Nesse campo, localiza-se a prática profissional do assistente social desenvolvendo o trabalho social junto à população inserida no foco dessa
1
Estudante. Universidade Federal de Pernambuco. kassiauchoa@hotmail.com
ação – objeto deste estudo que visa problematizar as possibilidades