Graduando
INSERIR UM INTRODUÇÃO SOBRE A DEFINIÇÃO DO EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL. DEPOIS EXPLICAR A RELAÇÃO QUE ESSES DOIS FENÔMENOS POSSUIM (AQUILO QUE VC ME DISSE NA AULA, DE QUE UM É NATURAL E O OUTRO É DEVIDO A AÇÃO HUMANA) E AS DIFERENÇAS.
O aquecimento global induzido por ações antrópicas é um dos responsáveis pela tendência de aumento da temperatura da Terra. Em meados de 1860, a temperatura média da Terra era em torno de 14.5ºC e, nos anos 2000, próxima a 15,4ºC. Desde a revolução industrial houve um aumento de 41% da concentração média de CO2, além do crescimento de 160% da concentração de CH4 e 60% de NO2. Esses gases cobrem a atmosfera e, sem eles, o planeta resfriar-se-ia para uma temperatura de aproximadamente 17ºC negativos (durante a noite).
No entanto, o processo de intensificação do efeito estufa não é somente induzido pelas atividades humanas. Ele também decorre de causas naturais, que podem ser divididos em duas partes: influência externa (ciclo solar, variação orbital, impacto de meteoritos) e influência interna (deriva continental, fenômenos El Niño e La Niña, vulcanismo).
Dentre as influências externas temos: o ciclo solar que nos diz que a energia solar que chega à Terra não a atinge de maneira uniforme, assim absorção de calor pela atmosfera é afetada, e consequentemente afeta também o clima; a variação orbital faz com que a radiação chegue diferente em cada hemisfério devido a inclinação do eixo terrestre; o impacto de meteoritos podem modificar a biosfera e consequentemente o ciclo do carbono e do nitrogênio.
Dentre as influência externas temos: à deriva continental, que ocorre devido ao movimento das placas tectônicas, alterando a circulação dos ventos à medida que os continentes se movimentam lentamente em sua dinâmica; os fenômenos do El Niño e La Niña mudam a temperatura da água e partes do Oceano Pacífico e contribuem também com a variação climática.
Uma das maiores alterações ocorridas no Planeta foi a