Gestao Economica
As constantes mudanças ocorridas no ambiente empresarial têm feito com que os gestores busquem, cada vez mais, informações que possibilitem o controle, planejamento e auxílio no processo decisório.
Para que as informações sejam produzidas de forma rápida e precisa, as organizações passaram a utilizar sistemas voltados para a geração de informações, esses sistemas de informações têm o objetivo de produzir informações relevantes e de fácil utilização que fundamentem a tomada de decisão dos gestores, contribuindo para que a empresa possa alcançar prosperidade.
A controladoria é o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade,com ou sem finalidades lucrativas,sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da contabilidade. O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômicos-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa. O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, de suas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca em última instância a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa.
Sua estrutura básica pode ser descrita como:
• Medida da Eficácia da Empresa
• Processo de Geração do Lucro
• Responsabilidade pela Geração do Lucro
• Papel dos Gestores
• Informação para Gestão
• Aspectos