graduando
CENTRO DE EDUCACAO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTORIA E GEOGRAFIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA – DEBORA MELO
MATHEUS FELIPE DA SILVA SALES
MATHEUS HENRIQUE MUNIZ LIMA
CAIO RODRIGUEZ
CAIO ALEXANDRE
A PARTICULARIDADE DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO COMTEMPORÂNEO
SÃO LUIS MA
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como intenção refletir sobre a emergência de novos modelos de socialização. Pretendendo abordar o processo de construção da identidade social e pessoal do individuo na atualidade a partir das transformações sofridas no interior das agências tradicionais da educação. Propondo ainda compreender o surgimento de outras instâncias que compartilham a responsabilidade na formação de subjetividade e das representações dos indivíduos no mundo contemporâneo.
Anthony Giddens articular três dimensões das transformações na modernidade (a ressignificação do tempo/espaço, o desencaixe e a reflexidade), que nos ajuda a mapear uma nova configuração social, é possível observar o “’deslocamento’ das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço”
Giddens consegue sistematizar as principais tendências que caracterizam as transformações culturais – notadamente as relativas ao fenômeno da cultura de massa- ocorridas no ultimo século, associando evolução tecnológica e material ás transformações de ordem cultural e/ou subjetiva dos indivíduos. Ele oferece um corpo de conceitos que nos possibilita analisar outras formas de interação e sociabilidade.
AS VISÕES CLASSICAS
Durkheim em A educação – sua natureza e função define a educação como
[...] ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para ávida social: tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo numero de