Graduando
O desenvolvimento psicológico de seus determinantes fundamentais
“Como tantas outras disciplinas científicas, a psicologia evolutiva trabalha com a mudança ao longo do tempo.” (P.13)
“Mas em relação às outras disciplinas psicológicas, o que diferencia é seu interesse pela conduta humana do ponto de vista de suas mudanças e transformações ao longo do tempo.” (P. 13) “Em primeiro lugar, as mudanças estudadas pela psicologia evolutiva tem um caráter normativo ou seminormativo.” (P. 13)
“Em segundo lugar, as mudanças estudadas pela psicologia evolutiva tem uma relação com a idade que, habitualmente, não existe em outras disciplinas psicológicas interessadas na mudança.” (P. 14)
“Podemos, então, dizer que a psicologia evolutiva é a disciplina que se dedica ao estudo das mudanças psicológicas que, em uma certa relação com a idade, ocorrem nas pessoas ao logo de seu desenvolvimento, isto é, desde suas concepção até sua morte.” (P. 14)
“[...] quando falamos em idade na em psicologia evolutiva, normalmente, não nos referimos a uma idade concreta, mas a um período que habitualmente dividimos o desenvolvimento humano.” (P. 14)
“[...] podemos nos perguntar por que existem mudanças psicológicas que estão vinculadas à idade. Parte da resposta esta na maturação”
“[...] a maturação segue uma sequência que será mais fixa e previsível quanto mais próximo estivermos do principio da trajetória vital individual ”
“As pesquisas que comparam o desenvolvimento psicológico em pessoas de diferentes culturas nos vacinaram contra o etnocentrismo que consiste em acreditar que se pode aplicar a ‘todos’ o que é somente característico de ‘nós’.” (P. 15)
“Onde a maturação não deixa resquícios, as diferenças culturais não são traduzidas em diferenças evolutivas.” (P. 16)
“Algumas vezes, conhecer