DETERMINAÇÃO DE UMIDADE POR DESSECAÇÃO
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE POR DESSECAÇÃO
Vinícius Feitosa Faustino
Nº37 1ºETIM
Professor: Ricardo
Disciplina: TQE
SUZANO, SP
2014
1.0 Objetivo
Aprender Técnicas de dessecação para determinar a umidade de produtos.
2.0 Introdução
Dessecação é o estado de extrema secura, ou o processo de extrema secagem. Um dessecante é uma substância higroscópica que induz ou mantém tal estado no ambiente em sua vizinhança ou num bem selado recipiente
Em laboratórios, um dessecador é um recipiente pesado de vidro ou plástico usado em química prática para produzir ou manter pequenas quantidades de material muito secas. O material é colocado sobre uma prateleira normalmente perfurada, e um agente de secagem ou dessecante, tal como a sílica gel ou hidróxido de sódio anidro, é colocado sob a prateleira.
Frequentemente algum tipo de indicador de umidade é incluído no dessecador para mostrar, por mudança de cor, o nível de umidade relativa. Estes indicadores podem ser em forma de grãos ou cartão. O produto químico ativo mais comum é o cloreto de cobalto (II) (CoCl2) anidro, um sal que possui coloração natural azul. Quando se liga com duas moléculas de água, (CoCl2•2H2O), torna-se púrpura. Hidratação adicional resulta no complexo cloreto de hexaaquacobalto (II) [Co(H2O)6]2+, de cor rosa. Entretanto, estes indicadores de cobalto estão sendo substituídos pelo indicador laranja, porque o cobalto é classificado como tóxico (segundo diretiva C 98/98 EC - potencialmente carcinogênico por inalação e pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC) como potencialmente carcinogênico para humanos (2B)
3.0 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Cápsula de Porcelana
Espátula
Balança Analítica
Estufa
3.2 REAGENTES
Bolacha de Maisena
Salgadinho de Queijo
Bolacha de água e sal
3.3 PROCEDIMENTOS
1. Inicialmente pesaram-se todas as Cápsulas para que não atrapalhassem no recolhimento dos