graduando
RESENHA: O GENE EGOÍSTA
Resenha do livro: O gene egoísta do autor Richard Dawkins apresentado como sugestão na disciplina Profissão Biólogo ministrada pelos professores Renata Carmo de Oliveira e Paulo Eugênio de Oliveira no curso de Ciências Biológicas como um trabalho complementar.
Uberlândia
2013
O GENE EGOÍSTA
DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta; Tradução Geraldo H. M Florsheim – Editora Itatiaia Limitada, Belo Horizonte/MG, 1979.
1. O AUTOR Clinton Richard Dawkins nasceu em Nairóbi, Quênia em 1941. Criado na Inglaterra graduou-se em Zoologia na Universidade de Oxford, fez mestrado e doutorado em etologia. Foi professor de zoologia na Universidade da Califórnia e na Universidade de Oxford, recebeu prêmios científicos e literários. Estabeleceu um postulado ligado ao código genético dos organismos, chamado fenótipo estendido.
2. RESENHA
No capítulo primeiro, Richard Dawkins faz uma breve introdução sobre a teoria evolutiva e suas vertentes, no qual põe em evidência o comportamento das espécies em grupos ou individuais, enfatizando que tal comportamento não será discutido no viés psicológico e sim considerando a evolução dos genes. O debate principal refere-se ao egoísmo e ao altruísmo das espécies e seus grupos, realizando uma reflexão sobre a ética humana para com as outras espécies e para consigo mesma.
O segundo capítulo descreve a evolução dos genes segundo Darwin, chamados em sua essência de replicadores, moléculas que habitavam o caldo primitivo possuidoras da capacidade de multiplicar-se em cópias idênticas ou não, tendo afinidades entre si formavam blocos estruturais que imitavam a seqüência de seu replicador. O caldo primitivo não era capaz de conter o crescimento acelerado das moléculas, o autor aponta o tamanho da Terra como um dos fatores que promoveram a competição entre as mesmas, estimulando a sobrevivência e a evolução como conseqüência do que conhecemos hoje como