Graduando
CEFET/MG
Engenharia de Minas
Disciplina: Prática Experimental de Tratamento de Minérios
PRÁTICA DE MOAGEM
Data da realização do experimento: 15/05/2014
Turma: 8º Eng. de Minas
Prof. Responsável: Michelly dos Santos Oliveira
Aluna: Janaína Kristina Gomide Costa
Uso do Professor
Aluna: Lorenn Raphaela G. Machado
Uso do Professor
Aluno: Thiago Araujo
Uso do Professor
Aluno: Italo Augusto Resende
Uso do Professor
Araxá, MG
2014
INTRODUÇÃO
A fragmentação ou redução de tamanho é uma técnica de vital importância no processamento mineral. Um minério deve ser fragmentado até que os minerais úteis contidos sejam fisicamente liberados dos minerais indesejáveis. Às vezes, a redução de tamanho visa apenas à adequação às especificações granulométricas estabelecidas pelo mercado, como, por exemplo, a fragmentação de rochas como o granito ou calcário para a produção de brita. Em todos os casos, a fragmentação é uma operação que envolve elevado consumo energético e baixa eficiência operacional, representando, normalmente, o maior custo no tratamento de minérios.
A fragmentação é quase sempre dividida em várias etapas, para minimizar seus custos e não fragmentar as partículas além do necessário. As etapas iniciais da fragmentação, quando ainda são gerados tamanhos relativamente grandes de partículas (diâmetros até aproximadamente 1 milímetro), são chamadas de britagem. Quando a fragmentação visa atingir tamanhos bem menores (por exemplo: 0,074 milímetros), dá-se o nome de moagem.
Os circuitos de fragmentação podem incluir apenas etapas de britagem ou de britagem associada à moagem. Os equipamentos que fazem a britagem são chamados de britadores e os de moagem moinhos. Existem diferentes tipos de britadores e moinhos disponíveis. São exemplos de britadores mais utilizados nas operações mineiras: britadores de mandíbulas e britadores giratórios. Em