Leitura e produção de texto
Escola da Saúde
Leitura e produção de texto
Disciplina: Leitura e produção de texto
Docente: Úrsula Araujo
Discentes: Heriberto Silva Jailson Remígio Mateus Rafaela Lacerda Maria das Vitórias Whitney Barbosa
Variações linguísticas
Contextualizando: você percebe que a forma com que falamos interfere no significado do que dizemos e nos situa socialmente. Muitas das formas com que nos comunicamos nos identificam, nos colocam em uma posição social e nos situam em um contexto regional da produção linguística.
Os planos de ocorrência da variação linguística:
a) Plano lexical Léxico é o conjunto de palavras pertencentes à determinada língua. Nenhum falante consegue dominar o léxico da língua que fala, já que o mesmo é modificado constantemente através de palavras novas e palavras que não são mais utilizadas. São exemplos de campos lexicais: Uma evidência disso está nas variadas formas de se referir à brincadeira de “soltar pipa”, “brincar de arraia”, “empinar papagaio” etc.
b) Plano fonético A variação linguística no plano fonético tem a ver com os variados modos de pronúncia das palavras. Um exemplo disso é a palavra “tia”, que, em algumas localidades, é pronunciada com chiado na consoante /t/ (“tchia”).
c) Plano morfológico Esse tipo refere-se à variação na forma da palavra. Uma evidência para esse caso é a diferença entre as formas “está” (conforme o padrão culto) e “tá” (da linguagem coloquial). Percebe-se aí a alteração no radical da palavra. Outro exemplo disso pode ser observado em sentenças do tipo “Se eu tivesse dinheiro, eu lhe emprestava agora mesmo”, na qual a forma do futuro do pretérito “emprestaria” é normalmente substituída pela do pretérito imperfeito “emprestava”.
d) Plano sintático Trata-se da