graduando
Conceito dualista da realidade. Duas realidades uma material e outra espiritual.
Realismo = Teoria do Conhecimento, sistema dos que supõem conhecer o mundo exterior como realidade objetiva, admitindo o primado do ser, da matéria, sobre a consciência. (Opõe-se a idealismo, neste sentido.) Filosofia. Doutrina filosófica que considerava, na Idade Média, as idéias abstratas como seres reais.
Idealismo = Doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia: o idealismo de Kant.
Racionalismo = Visão que enfatiza a razão humana e sua capacidade para responder as questões básicas. O racionalismo filosófico do séc. XVII salientava o poder da razão em oposição à experiência sensível. René Descartes, Gottfried Leibniz e Baruch Spinoza utilizaram o raciocínio dedutivo como base de seus sistemas filosóficos. O racionalismo cultural no séc. XVIII baseava-se na razão, e não na fé, para criar uma teoria dos seres humanos e seu destino. Voltaire e Thomas Paine lideraram o movimento. Doutrina segundo a qual as ideias procedem não da experiência, mas da própria razão: o racionalismo de Kant opõe-se ao empirismo de Hume. Doutrina que rejeita qualquer autoridade além da razão e que, em particular, nega qualquer fundamento à fé religiosa. Doutrina artística segundo a qual a beleza do objeto ou do edifício é o resultado de uma justa aplicação ao uso a que se destina.
Empirismo = Filosofia Doutrina filosófica que encara a experiência sensível como a única fonte fidedigna de conhecimento. O filósofo empirista baseia-se na observação e na experimentação para decidir o que é verdadeiro. Chega a conclusões através do emprego do método indutivo, baseado no que observou. O filósofo racionalista enfatiza a razão como fonte de conhecimento. Começa com princípios a priori, ou verdades evidentes, e usa o método dedutivo.
Ceticismo = Doutrina cujos preceitos afirmam que o espírito humano não possui capacidade