Graduando
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
PESQUISA ETNOGRÁFICA
GRUPO CULTURAL AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ
Alunos: FELIPE GARCIA, MARIANA CAVALCANTE, MIGUEL LUCAS, PEDRO BRANDÃO E RODRIGO AUGUSTO
Orientador: Professora MARIANA BALEN
Salvador
2014
DIÁRIO DE CAMPO
(abrir parágrafos e formatar nargens = “justificado”)O projeto começou a tomar forma em outubro, quando nos reunimos em sala de aula para escolher o grupo que seria alvo da etnografia. Algumas idéias rapidamente surgiram, como o estudo de viciados em tóxicos ou religiosos do candomblé. Entretanto, devido aà um vinculo parental de um dos integrantes do grupo (Felipe), chegamos ao nome de um grupo ( explicitar: de dança? Religioso?...)pouco conhecido em Salvador, mas que já se apresentou em vários lugares do Brasil e do Mundo; “As Ganhadeiras de Itapuã”.
As Ganhadeiras logo foi escolhida “O Grupo das Ganhadeiras foi escolhido” ou “As Ganhadeiras foram escolhidas”, escolham...) por unanimidade como o grupo que serviria de base para nossa etnografia. Isso porque o consideramos diferentes dos demais grupos anteriormente sugeridos, já que envolvia um gênero específico (feminino), praticando danças e cantos (cunho artístico) que nos remetiam ao estilo de vida da região no início do século passado (raízes no passado). Todos estes fatores não nos deixaram com duvidas quando da escolha do grupo, o que se revelou uma escolha acertadacerta.
O próximo passo seria elaborar o roteiro da pesquisa de campo. Dedicamos a isso uma aula inteira e o resultado foi este: excluir a foto e explicar o conteúdo do roteiro em forma de texto (listar as questões)
Elaborado o roteiro, era hora de tentarmos a primeira ida a campo. O processo foi de certa forma facilitado pelo vinculo parental do integrante Felipe com uma ex-integrante do grupo, o que acabou sendo