graduando
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
Aluno Nilton de Sena Oliveira Segundo Município Jequié-BA
Tutor/orientador Izaulina
Tema/ Título
O Professor do Sexo Masculino na Educação Infantil
Resumo
Esta pesquisa bibliográfica, sobre o professor do gênero masculino na educação infantil, investigará os preconceitos que tais profissionais sofrem por atuarem numa área tradicionalmente feminina. Considerando os diferentes aspectos: sociais, históricos e subjetivos que caracterizam a profissão docente no País. A comunidade escolar (incluindo diretores, pais, funcionário e demais) ainda trata esses professores como se não fossem capazes de cuidar das crianças tão bem quanto as mulheres. Na maioria das vezes, esses profissionais são considerados homossexuais ou portadores de alguma patologia sexual. Por conta disso, muitos sofrem represálias e limitações, como se fossem a qualquer momento abusar das crianças. O objetivo desta pesquisa é demostrar que as tarefas de cuidar e educar não podem ser determinadas pelo gênero, mas pautada apenas na qualificação.
Palavras-chave
Homem; educação; preconceito.
1 - Objetivo Geral:
Demostrar a questão de um nítido preconceito de gênero na Educação Infantil. Pois é de conhecimento de todos, a questão de que homens não são bem vistos lecionando a referida etapa da educação.
1.1 - Objetivo (s) Específico (s)-
Levantar indícios suficientes para defender a inserção do sexo masculino na docência infantil;
Justificar a improcedência de que homens não sabem cuidar de crianças;
Replicar argumentos sobre os “dons maternos divinos” exclusivamente femininos no cuidado das crianças, como se tais “dons” fossem algo intrínseco ao sexo feminino e que os homens não são seres confiáveis para cuidar de crianças.
2 - Problema / justificativa e objeto de pesquisa:
Dentre todos os assuntos que poderiam surgir deste tema, a