EXPLORANDO A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
PROJETO DE PESQUISA
ELISETE BEZERRA LIMA FEITOSA
EXPLORANDO A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
CROATÁ – CE
2013
EXPLORANDO A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
1 JUSTIFICATIVA
Atualmente, a ênfase dada à questão da leitura tem chamado a atenção de muitos especialistas, educadores, autores e da própria sociedade. Mas, com a leitura em foco, a escrita ficou em segundo plano como se não fosse tão importante e necessária quanto à leitura.
Observa-se nas escolas que a maioria dos alunos do Ensino Fundamental II, encontra uma grande dificuldade para transformar a leitura em texto. Essa situação tem sido motivo de preocupação na sala de aula, onde o professor sente esse dilema no seu dia a dia. Ao passo que o aluno lê um texto mesmo com dificuldade, ele não consegue reescrevê-lo de forma que tenha sentido e atenda as convenções gramaticais da escrita.
Nota-se que os alunos, especialmente, do Ensino fundamental II apresentam muita dificuldade para escrever. É notável a escrita de textos sem parágrafos, erros ortográficos e de pontuação. Mas, o mais grave é que não se consegue entender o que o aluno escreveu, ou seja, o texto não tem significado. Desse modo, realizar um estudo que tenha como foco a prática da escrita no contexto escolar encontra sua justificativa nessa realidade que é sentida na maioria das instituições de ensino.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Sabe-se que a prática de escrita na escola é tão importante quanto a de leitura, por isso mesmo, não deve ser desconsiderada e tratada como menos importante na sala de aula.
Observa-se que as escolas no geral, não têm uma proposta de escrita concreta e constante. A escrita é promovida esporadicamente na classe, conforme foi identificado na escola observada. Essas atividades não