Graduando
Discentes: Diego Hugo Dantas Cavalcante Victor Hugo Barros Nelo
Síntese - Fundamentos da contabilidade. Mitiyo, Marina. Capítulo 1.
1.1 Introdução Antes da moeda, os inventários patrimoniais eram físicos. Na era mercantilista a necessidade era de controle, apuração de lucros e perdas das embarcações. Na revolução industrial surgiu a necessidade de avaliar os produtos fabricados, com a finalidade de servir para a tomada de decisões internas. O surgimento do mercado de crédito e de capitais gerou a necessidade de informações mais precisas e transparentes das empresas, para que possíveis investidores se interessem. Essas exigências facilitam e ajudam as empresas a tomarem decisões com mais segurança. Vale ressaltar que, atualmente, a busca por informações mais precisas e transparentes tem influenciado a convergência internacional das normas contábeis.
1.2 Objetivos da Contabilidade
Atualmente, um dos objetivos da contabilidade é convergir normas técnicas a um padrão internacional. No Brasil, essa adoção é lenta e ainda está passando por novas alterações. Foram as leis nº 11.638/07 e 11.941/09 que provocaram as mudanças mais significativas nas normas contábeis brasileiras, visando a adoção da IFRS (International Financial Reporting Standard). O IASB (International Accounting Standards Board) é uma entidade privada que tem o compromisso de desenvolver normas contábeis globais de alta qualidade.
1.3 Usuários e suas necessidades
O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) foi criado pela resolução CFC nº 1.055/05. É constituído de diversas entidades, que são ABRASCA, APIMEC NACIONAL, BOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON, adicionalmente representantes da CVM, do BANCO CENTRAL, da Secretaria da Receita Federal e da SUSEP. O CPC tem o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos contábeis e divulgação de informações, visando sempre uma