ATPS PSICOLOGIA 2 SEMESTRE
A história da psicologia se transforma em qualquer produção humana, tendo inúmeras contribuições de homens, onde eles inventaram técnicas, idéias e descobertas. Compreender isso significa recuperar a nossa história onde o passado e o futuro faz parte do nosso presente, pois fazemos projetos, temos sonhos, ou até mesmo algo que já foram concretizados em nossas vidas, pois todo o ser humano tem uma história pessoal e é ela que nos faz entender porque somos assim.
Para entendermos estas diversidades que a Psicologia apresenta no dia de hoje, é indispensável recuperar a nossa história, e esta história de construção esta ligada a cada momento histórico, exigindo conhecimentos da humanidade, aos desafios colocados pela realidade econômica e social não sendo possível saciar a necessidades dos homens de compreender a si mesmo, eles sempre estão em busca de novos conhecimentos, pesquisas, questionamentos, indagações para auto se conhecer.
Nos tempos antigos os gregos se tornaram um povo evoluído, por sua denominação de territórios, assim surgiram cidades e estados na Grécia Antiga. Com este crescimento rápido por terras crescia também a ambição por riquezas na forma de escravos para trabalhar nas cidades em condições precárias e na forma de tributos pelos territórios conquistados.
Para a Grécia dar conta de todo esse movimento criavam junto a ela soluções que incluíam todo o conceito social, assim surgiam o conceito da democracia, homens acabaram explorando mais coisa sobre espírito, arte e filosofia, preocupavam-se em definir o mundo através da percepção, onde nasciam grandes filósofos.
Havia uma oposição entre idealistas, Sócrates preocupa entender um limite que separa o homem do animal, criando teorias importantes para a psicologia, Platão definia para onde iria a razão depois que deixava o corpo humano e Aristóteles que para ele tudo crescia com vida, tinha uma alma, plantas, vegetais e o homem, todos teriam a alma racional uma