Graduando
1º Caracterize os períodos históricos Romanos: a- Realeza: Foi neste período onde começou o desenvolvimento da cultura de cereais e a economia deixou de se basear no pastoreio. Houve uma divisão de classe por conta da substituição da posse comum da terra, pela propriedade privada: de um lado a aristocracia de nascimento representada pelos patrícios, e de outro a maioria da população constituída de plebeus, geralmente homens livres. b- República: Iniciou-se com a queda do último rei Etrusco, a mesma representava o interesse dos patrícios, e os únicos a terem acesso aos cargos políticos. O principal órgão da república era o senado. c- Império: Foi marcado pelo grande desenvolvimento urbano, conquistou quase todo mundo conhecido. Sendo necessário o crescimento da estrutura burocrática para a cobrança de impostos, governar nações conquistadas. Esses aspectos são bastante característicos do império Romano que se estendia do ocidente ao oriente.
2º Qual o significado do termo “Paterfamilias”, na antiguidade Romana?
Os povos do clãns rendem culto aos antepassados e aceitam autoridade máxima do “Paterfamilia”. Todo homem livre que não depende de ninguém e tem autoridade sobre uma família ou sobre um domínio.
3º Qual a similaridade e a diferença da educação romana X grega?
Ambas eram escravistas. A pedagogia apresentava dois vértices: Numa destacava a filosofia sistematizada, na outra a retórica voltada para os fenômenos que inquietavam a humanidade. Em Roma a reflexão filosófica, a atenção formal sistematizada era voltada para os aspectos éticos e morais.
4º Qual o interesse de Quintiliano na psicologia da criança?
O Quintilianismo se utilizava das análises aristotélicas e enfatizava o conhecimento da psicologia como instrumento para conhecer a individualidade do aluno, além disso, não se prendiam às questões teóricas utilizando-se da prática e da observação técnica, indicações práticas na realização do ensino. Adaptavam o ensino de acordo