Sondagem
Os furos de sondagem constituem um privilegiado acesso ao interior do maciço com pouca interferência sobre suas características naturais. Neles são feitos vários tipos de ensaios para a determinação dos parâmetros do maciço em conjunto com suas descontinuidades.
Os principais ensaios executados em furos de sondagem são: infiltração; perda d’água sob pressão; impressão das paredes; injeção de cimento; crosshole e tomografia; faturamento hidráulico, etc.
8.1 Ensaio de infiltração
O ensaio de infiltração em solo é usado para caracterizar a permeabilidade do solo, este ensaio é feito no furo de sondagem, e consiste na medida da absorção de água em um intervalo limitado do furo à medida do avanço da perfuração.
É feito à medida do avanço da perfuração, sendo o trecho de teste é limitado pelo fundo do furo e pelo limite inferior do tubo de revestimento. Para a análise da permeabilidade são levados em conta os fatores: comprimento do intervalo ensaiado, diâmetro do furo, vazão estabilizada e carga hidráulica da coluna líquida. E os resultados são expressos em perda d’agua específica (PE) ou em permeabilidade. A PE é expressa em 1/min.m.kgf/cm².
A permeabilidade é calculada levando em conta fatores além dos considerados na PE, como a existência de um meio poroso homogêneo e fluxo tridimensional e laminar, a partir do trecho de ensaio. O cálculo da permeabilidade é determinada conforme ABGE (1981). Quanto maior o número de testes efetuados, maior a precisão do resultado.
8.2 Ensaio de perda d’água sob pressão
O ensaio de perda d’água sob pressão realizado normalmente em maciços rochosos, através de furos de sondagens, visa à determinação da permeabilidade e do comportamento desses maciços frente à percolação d’água através de suas fissuras.
É aplicado em sondagens rotativas, consiste na injeção de água, sob pressão, em trechos do furo, isolados com obturador.
Os obturadores, de borracha maciça, são distendidos contra a parede do