graduanda
Esta prática teve como objetivo a observação, contagem do número de pétalas, esquematização e reconhecimento da família pertencente à planta, suas partes vegetativas e reprodutivas.
2) Material e métodos
Pinça
Gilete
Microscópio Esteroscópico (Lupa)
Material botânico: arbusto nativo
Abriu-se a planta para observar suas estruturas mais internas.
Foram separadas as partes reprodutivas feminina e masculina da planta. Tais estruturas puderam ser observadas na lupa com mais detalhes.
Com auxilio de uma pinça e gilete pôde-se fazer um corte transversal no ovário do gineceu para observar detalhadamente as estruturas presentes. 3) Resultados
Partes vegetativas: (fig 1.A) (fig 2.A)
Pode se observar a presença do cálice (fig. 1.B), ele protege e envolve os órgãos reprodutores da flor. O conjunto do cálice ( conjunto de sépalas) com a corola (conjunto de pétalas) é denominado perianto.
Partes reprodutivas:
(Fig. 1.B) (Fig. 2.B)
(Fig. 3.B)
Percebe-se que a parte masculina (fig. 1.B) é formada por cinco anteras e cinco filetes, a parte masculina é chamada de Androceu e a parte feminina (fig. 2.B) é formada por uma estilete e quatro estigmas em sua extremidade, podendo ser chamada de Gineceu. No corte transversal do ovário (fig. 3.B) há óvulos que não puderam ser observados devido ao aumento da lupa.
4) Conclusão
Através da observação com maiores detalhes e percepção das características dessa planta, pode-se concluir que ela pertence da família Boraginaceae e possui alguns aspectos, como a corola fechada, a fim de proteger as partes reprodutivas. A prática teve por finalidade um maior entendimento e aprofundamento