graduanda
1970-2009
Letícia, Ana Luísa, Luiza, Mayara, Luan e Maria Cecília
Turma 11.2
Apresentação: 19/10/2012
Introdução
O assunto abordado é a mudança ocorrida no Brasil durante as últimas quatro décadas de turismo. Dá ênfase a melhora e piora nos principais setores, analisando e comparando com o conhecimento de turismo de hoje, observando quais pontos positivos foram conservados e aprimorados. Além dos pontos negativos que se mantiveram presentes.
Quatro décadas de Turismo
Os anos 70 foram responsáveis por um crescimento mundial na área do turismo e a partir daí a atividade turística foi considerada no meio politico uma atividade econômica capaz de resolver vários problemas, pois o turismo gera dinamismo econômico.
Entre os anos de 1950 a 1969, o país sofreu melhorias nos equipamentos e no sistema de transportes; ampliação dos sistemas de comunicação; urbanização e crescimento das cidades e o crescimento de uma classe média propensa a viajar.
Durante a década de 1970, foram iniciados os cursos de Turismo no Brasil, tendo destaque a Faculdade de Turismo do Morumbi, atual Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo. Contudo, o curso se fortaleceu como objeto de estudo acadêmico e científico em 1973, quando a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP - cria o curso de turismo.
É possível notar três vetores que levaram a formação do curso de turismo: 1) O pleno amadurecimento da indústria do turismo e da EMBRATUR, fazendo com que o mercado exigisse profissionais mais qualificados.
2) Mudanças no cenário da educação nacional, possibilitando facilidade para a abertura de novos cursos, considerando a crise estudantil pela falta de vagas a partir da década de 1960.
3) Valorização do lazer após o final da década de 60.
Nesse contexto, houve a expansão da hotelaria, seguida de empresas aéreas e da malha rodoviária. Em 1971 foi criado o Fundo Geral do Turismo,