geografia cultural
Curso: Licenciatura Plena em Geografia
Geografia Cultural
O conceito de cultura é amplo e complexo , este varia de acordo com o tempo ,ocorrendo mudanças em sua definição, sendo utilizado em distintas ciências podemos citar como exemplo a antropologia, sociologia e a geografia. A cultura, pode ser considerada, sob múltiplas abordagens: ideias, crenças, valores, padrões de conduta, dentre outros, Segundo Melo (1986) :
Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, lei costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (LEVI-STRAUSS, apud MELLO 1986, p. 397). Cada uma dessas ciências procura analisar aspectos distintos sob diferentes enfoques como já foi salientado, porém estes tem em comum o fato de todos eles estarem pautados na identidade e na particularidade de cada região e de cada nação estudada. Conforme salienta Batista (2010)
A cultura que diferencia os povos e uma nação da outra, é o que faz com que sejamos autênticos, pois somos produtos do meio e produtos para o meio, assim pertencemos a um processo coletivo e não individual onde nossas experiências cristalizadas entram em confronto com as novas e fazem com que o ser mais “culto” não seja isento de mudanças e evoluções.(p.5)
Inicialmente a cultura era abordada apenas no âmbito da antropologia , deste modo a primeira definição do um conceito de cultura foi proposta por Tylor, segundo ele cultural seria “complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (MARCONI; PRESOTTO, 1996 p. 22). Posteriormente a cultura foi sendo definida e defendida sob enfoque de outras ciências como a geografia. Neste contexto a cultura pode ser considerada como uma das áreas de estudo da Geografia esta que analisa a espacialidade da cultura.
A geografia