Graduado
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
PLANO DE CONTAS
LÍVIA TAMIRES OLIVEIRA CONOR SALLES
Belém, Pará
2012
O PLANO DE CONTAS
1- CONCEITO
Plano de contas é conjunto de contas, ordenadamente reunidas e previamente estabelecidas pelo contador, utilizadas para nortear os registros contábeis das empresas.
2-OBJETIVO
O plano de contas tem por objetivo o estabelecimento de normas de conduta para o registro das operações de uma organização e servir de parâmetro para a elaboração de Demonstrações contábeis.
3- GRUPOS
Ativo:
1. SÍMBOLO DA CONTABILIDADE (CADUCEU)
O Caduceu é um símbolo que mostra um Bastão de ouro entrelaçado por duas serpentes e que apresenta um elmo alado na sua parte superior. Sua existência é explicada por um fato mitológico, no qual Mercúrio, deus romano, filho de Júpiter, intervém diante de duas serpentes que lutavam entrelaçadas em seu bastão.
Mercúrio tinha sobre seu protetorado, dentre várias outras coisas, o comércio. Era o mensageiro de todos os deuses, por ser muito ágil e ser de muita confiança - Por esse motivo, relaciona-se a ele o par de asas em seu capacete. A Contabilidade Comercial foi uma ciência importantíssima por séculos, o que explica a adoção do Deus romano como patrono na Contabilidade.
O caduceu era utilizado pelos romanos como símbolo da boa conduta e da elevação moral. O bastão expressaria o poder as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é símbolo de pensamentos elevados.
2. NOMES DE PENSADORES REPRESENTATIVOS NA CONTABILIDADE
Giuseppi Cerboni, contabilista personalista, instituiu o conceito de Direitos e Obrigações em meio às teorias da escolástica contábil.
Fabio Besta, teórico controlista. Além de Besta, seus principais defensores foram Vittorio