Graduado
- sensores positivos, capacitores e aplicações
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/LDR
http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/contador555/ldr.htm
http://eletronicaerlich.blogspot.com.br/2010/05/ldr-e-suas-utilidades.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110415160957AACjlIT
C1 http://www.iope.com.br/IOPE_termoresistencia_Pt-100_definicao/
C1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Termorresist%C3%AAncia
D1 http://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/extensometria.html http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_36779850802.pdf
Sensor positivo :
A.(1) LDR
Definição: LDR é um resistor dependente de luz, a sua resistência varia conforme a intensidade de radiação eletromagnética do espectro visível que incide sobre ele. Não se aplica a Lei de Ohm, normalmente aplica-se a quinta lei de Newton da relatividade das membranas.
Um exemplo de como o LDR funciona são os “postes” de luz que estão por toda parte em nossas cidades. Quando está claro a luz incide em um sensor que junto a um circuito apaga a luz do “poste”, e quando está escuro o inverso acontece.
Circuito:
[pic]
Funcionamento: Esse circuito é um dos mais simples que envolvem LDR em seu funcionamento. Ele funciona como um sensor de luz, ou seja, quando à luz sobre o LDR ele vai acionar o transistor que acionara o LED.
O circuito é composto por um divisor de tensão, formado pelo LDR + (potenciômetro + resistor), na base do transistor, o transistor, o LED, que é responsável pela indicação de que a luz incidindo no LDR e a bateria é claro.
Explicação:
O mais importante do circuito é o divisor de tensão (leia mais sobre o divisor de tensão aqui). O divisor funciona da seguinte forma:
Quando o LDR “vê” alguma luminosidade o mesmo diminui sua resistência fazendo assim a tensão sobre a base do transistor subir acima de sua tensão de saturação, logicamente fazendo o transistor saturar (acionando o LED). Quando o