Origem da pesquisa operacional
GESTÃO COMERCIAL 3° PERÍODO
VALÉRIA DE FÁTIMA BRUNO
PESQUISA OPERACIONAL
PORTO VELHO/ RO
2013
VALÉRIA DE FÁTIMA BRUNO
PESQUISA OPERACIONAL
Esse Trabalho sobre a História (Origem) da Pesquisa Operacional, foi elaborado como requisito parcial para obtenção de nota no curso de Gestão Comercial Gestão Comercial 3º Período apresentado às Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.
Professor: Celso Ribeiro
Porto Velho/ RO
2013
INTRODUÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
A Pesquisa Operacional (PO) trata da modelagem matemática de fenômenos estáticos ou dinâmicos. Os problemas estáticos são denominados por determinísticos. Nestes problemas, todos os componentes são conhecidos a priori e nenhuma aleatoriedade em sua ocorrência é admitida. Os problemas dinâmicos são denominados estocásticos, e seus elementos apresentam uma probabilidade de ocorrência em uma determinada form. Este material aborda problemas determinísticos de Pesquisa Operacional. Os problemas de PO existem desde longa data. Somente a partir da 2ª Grande Guerra, e é sobre isso que falaremos “A Origem da Pesquisa Operacional”.
Origem da Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações, ou seja, em sistemas produtivos usuários de recursos materiais, financeiros, humanos e ambientais (os chamados "meios de produção"). Ela trabalha através da formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxílio de computadores, sendo feita em seguida a análise e a implementação das soluções obtidas. Dessa forma, a técnica é precedida pela modelagem e seus resultados são sujeitos à análise de sensibilidade. A modelagem tem muito de arte e exige o desenvolvimento de uma capacidade (em grande parte não lógica) de interação com o problema, seus agentes e seu meio ambiente. O modelo matemático, que é uma simplificação, dificilmente pode levar