Graduado
Política pública é um conjunto de decisões inter-relacionadas tomadas por um ator ou grupo de atores políticos, relativas à seleção de metas e meios de atingi-las dentro de uma situação específica, na qual essas decisões devem, em princípio, estar dentro da esfera de poder dos atores, o autor vê as políticas como processos (JENKINS apud HOWLETT; RAMESH, 1996).
Concebe-se política pública como um curso proposital de ação seguida por um ator ou conjunto de atores ao lidarem com um problema ou questão. Essa definição envolve dois elementos: decisões tomadas por um conjunto de atores, não um ator isolado, e a ligação entre ação do governo e a percepção da existência de um problema ou questão que requer ação. A política pública é vista, então, como um fenômeno complexo constituído em inúmeras decisões tomadas por inúmeros indivíduos e órgãos (ANDERSON apud HOWLETT; RAMESH, 1996).
Para Saraiva (2006), a política pública envolve um fluxo de decisões públicas, orientado a manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade. Envolve decisões condicionadas pelo próprio fluxo e pelas reações e modificações que elas provocam no tecido social, bem como pelos valores, ideias e visões dos que adotam ou influem na decisão. Pode-se dizer que é um sistema de decisões públicas que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vários setores da vida social, por meio da definição de objetivos e estratégias