graduado
ACADÊMICA: LUCÉLIA ALMEIDA CAMILO
FASCÍCULO: PSICOLOGIA I
ATIVIDADE 2
JAURU, DEZEMBRO DE 2012.
1 | INTRODUÇÃO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do ser humano envolve o estudo de algumas áreas como a afetiva, a cognitiva, a social e a biológica em todo ciclo da vida.
A psicologia do desenvolvimento estuda o homem desde o seu nascimento até a sua morte, onde embora a criança nasça com características herdadas do pai e da mãe, o meio em que a criança vive passa a afetar a forma como esse potencial característico é expresso.
Biaggio (1978) argumenta que a especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam as mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento).
As externas estão ligadas a influência do ambiente no desenvolvimento, já as internas são as maturações orgânicas dos indivíduos.
Correntes
Concepção de homem
Concepção de desenvolvimento
Principais teóricos
Influências nas práticas educativas
Inatista
O homem já nasce pronto e seu desenvolvimento é um desabrochar de características internas mediante a maturação biológica. A criança é comparada a uma plantinha que vai crescendo naturalmente
O desenvolvimento acontece sob a forma de estágios e é determinado pelos instintos.
Gesell
O aluno necessita, apenas, de motivação para expressar o conhecimento que já possuía. A função do professor é apenas estimular que este conhecimento aflore.
Ambientalista
O homem nasce como uma folha em branco e é passivo aos estímulos do meio externo.
O desenvolvimento é o resultado do acúmulo de respostas aprendidas a partir das experiências.
Skinner
Se quisermos que um aluno aprenda um comportamento, devemos condicioná-lo a uma aprendizagem. Aprendizagem é igual a condicionamento.
Interacionista
O homem é um organismo ativo que