planos de aulas educação de jovens e adultos
A história da Educação infantil começou no mundo numa linguagem que era regida e comandada pelos homens.
A mulher aparece como uma sombra,criada para servir,ter filhos e viver em função de cuidar dos afazeres domésticos,marido e filhos.Apesar das conquistas e das grandes transformações do papel da mulher,em muitas partes do mundo as mulheres ainda vivem em sociedades machistas em que o poder é centralizado nas mãos dos homens.As crianças também antigamente eram consideradas um adulto em miniatura,que tinham que trabalhar com uma jornada árdua,sem tempo para brincar.
Segundo Saviani,cabe aos historiadores,”com a percepção da dimensão histórica dos problemas enfrentados,não apenas manter e deixar disponível o registro das informações,mas alterar os responsáveis pelos rumos da educação no país trazendo á baila,nos momentos oportunos,as informações que,por oficio,eles detêm.Plt.História da Educação e da Pedagogia geral e Brasil.
No século XVlll,com a revolução industrial o mercado de trabalho passou por grandes transformações a chegada das máquinas industriais modificaram profundamente as relações de produção;isso causou uma verdadeira renovação no campo da agricultura,transportes com o surgimento do navio a vapor e a construção de rodovias.
O carvão foi substituído por novas fontes de energia extraídas através do petróleo.
O contraste entre a riqueza e a pobreza eram cruéis nesse século XlX,em que a jornada de trabalho se estendia de quatorze a dezesseis horas inclusive a mão de obra infantil e feminina.
No inicio,as escolas não eram adequadas e as acomodações aconteciam em qualquer espaço físico,o professor ministrava seu conhecimento em diferentes locais,as aulas aconteciam em sua própria casa,numa igreja ou até mesmo na rua ainda o professor poderia alugar uma casa para poder trabalhar.
Conta o historiador francês Philippe Ariés apud Aranha ano 2006 pagina 108 “Essas escolas,é claro,eram independentes umas das