LIBRAS
1) Qual é a fase ideal para a aquisição da LIBRAS pelo surdo? O período da primeira infância, que vai até os cinco anos de idade, aproximadamente, e é conhecido como período crítico, nesse período a criança faz a aquisição da linguagem; ela utiliza várias hipóteses, experimentando diversas possibilidades até estruturar seu pensamento e sua gramática, ou seja suas regra de comunicação. E é nesse período que o indivíduo surdo deve ter contato com a LIBRAS, para, assim como o ouvinte, conhecer seus parâmetros e compreender sua gramática.
2) Justifique porque o letramento é fundamental na aquisição da língua Portuguesa para o surdo. Pois segundo Magda Soares entende-se por letrado não apenas a pessoa que sabe ler e escrever, mas que cultiva e exerce as práticas sociais que usam a leitura e a escrita, e somente exercendo a línguagem, podem-se criar novos conceitos, para o surdo e para todos os outros indivíduos, dependendo da qualidade da relação que ele mantenha com sua língua materna. Sendo assim é preciso alfabetizar e letrar o surdo em Libras, para que ele adquira habilidade na escrita do Português e vá além de sua mera decodificação.
3) Responda ao titulo do Texto: devemos alfabetizar o indivíduo Surdo: primeiro em LIBRAS ou em Português? Com base no pressuposto bilíngue que a língua materna do surdo é a LIBRAS, uma vez que é esta a língua que ele adquire espontâneamente e que ele pode dominar plenamente, pois utiliza o espaço visual, que é o normalmente desenvolvido pelo indivíduo surdo, e a língua Portuguesa é a sua segunda língua, já que ela não é natural para este indivíduo e sua apropriação é comprometida, defende-se que ocorra a alfabetização e o letramento em LIBRAS anteriormente à alfabetização e ao letramento em língua Portuguesa, seja