Gr Cia Na Zona Do Euro
A Grécia está com muitos problemas para conseguir cumprir com suas obrigações junto aos credores internacionais, várias vezes os prazos estipulados foram prolongados, ao decorrer disso especula-se a saída da Grécia da zona do euro.
Se não conseguir negociar acesso urgente a crédito em troca de reformas fiscais, o governo de esquerda grego vai ficar sem dinheiro. Depois de pagar 1 bilhão de euros ao FMI em maio, Atenas já adiou os pagamentos para o FMI em junho, mas ainda tem contas a pagar com o Banco Central Europeu. Mesmo com toda essa dívida o governo grego diz que a Grécia não vai falir, eles deixam de pagar os credores estrangeiros para suprir seus servidores públicos e aposentados.
Atraso ou o não-pagamento da dívida externa poderão levar o governo a um "calote forçado", que seria a população indo aos bancos para fazer a retirada de dinheiro, forçando o governo a criar um limite de retiradas.
Também se fala na possibilidade de uma “Calote dirigido” onde a Grécia mesmo sem o acerto aos credores continua na zona do euro e recebendo ajuda financeira. O pagamento das dívidas teria termos mais flexíveis, mas em troca o país teria que se submeter ao controle de capitais para evitar fugas.
Caso a Grécia saia da zona do euro, voltaria a usar a dracma, moeda anterior ao euro, que sofreria desvalorização imediata. A inflação seria outra consequência, junto com uma crise bancária. O país acabaria sofrendo com o desemprego, empresas fechariam as portas e até mesmo o turismo que é a maior fonte de renda da Grécia seria afetado.