raças, etnias
Maria Isabel Brasil
Bruno de Paula Coutinho
Elisabetha Krug
Roberto Gervasio dos Santos de Macedo
Professor – Murici Prado
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Matemática (MAD0170) - Estágio
24/04/2015
RESUMO
O trabalho tem como base questionar se as cotas seriam válidas para pessoas de baixa renda e não para todos. Com isso queríamos demonstrar que o preconceito ainda é real. Para isso nos valemos da legislação vigente, tais como as diretrizes curriculares nacionais. Objetivando analisar as conseqüências ou resultados produzidos, pela introdução de conteúdos e práticas no âmbito da educação de acordo com o exposto no Parecer CNE/CP 03/2004 e Resolução 01/2004. Esta reflexão foi feita através de leituras dos livros DCN DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
Palavras-chave: Preconceito. Etnias. Bases curriculares.
1 INTRODUÇÃO
Nossa proposta com esta pesquisa é refletir sobre a importância das DCNS sobre a educação básicas. As leituras realizadas lembram da importância de oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, a demanda da população afro descendente, no sentido de políticas de ações afirmativas isto é de políticas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade.Trata ele de política curricular fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira,e busca combater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.
É importante salientar que tais políticas tem como meta direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional, expressarem visões de mundo próprias, manifestarem com autonomia, individual e coletiva seus pensamentos.
2 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO O Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE estabeleceu uma nova política de formação continuada para os professores da Rede Pública, política está que visa à integração e valorização dos professores. Os