etnia e raça
Grupos étnicos são populações que têm um senso de identidade de grupo baseado em distintos padrões culturais e, de um modo geral, ancestrais comuns, assumidos ou não. A diferença fundamental entre os grupos étnicos é de natureza cultural. Muitas pessoas sentem orgulho de se identificarem com um determinado grupo étnico e procuram adotar suas práticas culturais, cultivando a música, sua comida e alguns ritos e rituais. Já outras podem ter uma origem em um determinado grupo étnico, mas tentam se manter afastadas, disfarçando aparentar sua origem. No entanto, apesar disso, muitas pessoas podem tratá-la como pertencentes a determinados grupos étnicos.
O preconceito contra determinados grupos étnicos costuma atribuir aos indivíduos características comuns a todos os seus integrantes. Assim, membros de um grupo étnico podem ser considerados todos avarentos, enigmáticos, espertos, indolentes, ladrões etc.
Raça
O termo ‘raça’ foi utilizado inicialmente para explorar as diferenças de cor da pele e classificar seres humanos. Assim com a definição biológico de raça, a definição de uma raça do ponto de vista social depende de um critério de escolha da sociedade. De um modo geral, podemos consideram três grandes classificações raciais: a negroide, a mongoloide e a caucasoide. Não se pode afirmar que exista uma raça pura, pois, na realidade, todos seres humanos do planeta têm origem comum, e as diferenças visíveis nada mais são do que adaptações efetuadas ao longo do tempo. Desse modo, podemos definir os conceitos de: preconceito, discriminação e grupo minoritário.
Etnia
Grupos étnicos são populações que têm um senso de identidade de grupo baseado em distintos padrões culturais e, de um modo geral, ancestrais comuns, assumidos ou não. A diferença fundamental entre os grupos étnicos é de natureza cultural. Muitas pessoas sentem orgulho de se identificarem com um determinado grupo étnico e procuram adotar suas práticas culturais, cultivando a música, sua