Raça e etnia
Raça e Etnia em sala de aula.
Este trabalho tem o objetivo de nos fazer pensar nas questões de identidade pessoal que envolve raça e etnia dentro da sala de aula. Estudos apontam que no campo da educação e da cultura, destaca-se a importância da cultura escolar no processo de construção identitária de seus alunos. Tais questões vêm sendo discutidas na área educacional, muito já se avançou, mas há ainda a necessidade de se prosseguir com estudos, para que haja uma mudança mais significativa, refletindo de forma positiva dentro e fora do ambiente escolar.
A instituição escolar tem um papel importante para a formação das identidades sociais dos alunos.
Nem sempre é dada a devida atenção a este tema dentro do ambiente escolar, é importante compreender como o preconceito e a discriminação agem dentro de uma sociedade dissimulada, cheia de falsas aparências.
Vamos falar de raça e etnia em sala de aula, como os temas foram e vêem sendo trabalhados, para iniciarmos o tema vamos apresentar uma breve descrição dos termos raça e etnia.
Raça: Conceito usado para classificar diferentes populações humanas, com características físicas diferentes, exemplo: japonês, negro, índio e etc.
Etnia: Define um grupo de pessoas que se diferenciam dos outros dos, este grupo se identifica através de uma mesma cultura, religião, idioma. O mito da raça surge com o iluminismo, para justificar a escravidão, como haveria escravidão se somos todos iguais, somos iguais, mas existem as diferenças raciais, surge então a idéia de que o homem branco é superior, e tem que dominar o outro para civilizá-los. Surge então à superioridade de raça, raça branca pura (ariana) e superior a outras raças inferiores.
Conseqüências:
Nazismo: baseado na superioridade da raça, criado por Adolf Hitler, matou milhões de pessoas, somente a raça superior deveria permanecer demais raças deveriam ser extintas.
Apartheid: política racial que surge na