Governo e Estado
Graças à insuficiente ou inadequada politização das classes assalariadas (rendimentos fixos), as técnicas de poupança postas em prática pelo poder público ou a burguesia industrial alcançam grande parte dos seus objetivos.
Os próprios líderes, burgueses e governamentais, da industrialização acelerada reconhecem e afirmam a necessidade de criar-se uma aspiração nacional nova, em que o sacrifício seja encarado cm redenção. Sob certo aspecto de restauração do ascetismo que produz a poupança, a acumulação capitalista.
“Industrializar é uma condição de vida, é uma absoluta e imperiosa necessidade, é mesmo um dever de que já não está ao nosso alcance declinar (...) Industrializar um país não é uma obra mágica que possa ser feita sem preparo, ao simples sopro de uma aspiração. É necessário que exista uma mentalidade industrial, um estado de espírito propício ao desenvolvimento, é necessário que existam gerações preparadas para a ação.”
Nessa etapa da história, todos são “soldados do desenvolvimento”, que obterão no futuro, em seus descendentes, os frutos do trabalho presente. É preciso que a geração envolvida na batalha pelo desenvolvimento industrial saiba abdicar dos frutos do próprio trabalho, com