Estado e Governo
Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).
Estado “é um nação com governo” (OLIVEIRA, 2000, p. 175). Trata-se de uma entidade abstrata que não tem querer, nem agir próprio e que está delimitado por fronteiras territoriais. Quem age é o governo (as pessoas que estão em seu comando).
Governo “é um elemento transitório do Estado”, é o grupo que está no comando do estado. “o governo muda e o Estado continua*” (OLIVEIRA, 2000, p. 175).
Dito isto,
O Estado é administrado pelo governo (grupo de pessoas) o qual, em nome do Estado, domina sobre uma nação, ou seja sobre um povo que tem elementos culturais compartilhados e que vive, quase sempre, sob o território do Estado. (para existir uma nação não é necessário existir Estado, tal como ocorre com os ciganos, por exemplo. A nação é anterior ao Estado).
Ainda, O Estado Brasileiro é o território que entendemos como Brasil, juntamente com o povo brasileiro e o governo. O governo são as pessoas eleitas (e indicadas por esses) para administrar o país. A nação é a população brasileira. Temos, no Brasil um Estado, pois possuímos território, nação e governo.
Notas:
* O Estado pode deixar de existir, se dividir ou se fundir a outro por meio de uma revolução. Mas não é algo tão simples de ocorrer quanto eleições para mudança de governo
É comum e indevido