Governo neopopulista
O conceito
Dentre as muitas descrições conceituais a mais adequada para caracterizar o fenômeno populista nas suas mais recentes manifestações.
Algumas Características:
1)Soteriologia. O estilo político do neopopulismo se encarna na figura do salvador do povo;
2)Personalismo. O líder populista trabalha somente para a sua causa pessoa;
3)Demagogia. O líder neopopulista é um demagogo que explora sistematicamente;
4)Sedução. O líder neopopulista é um sedutor das massas populares, utilizando, para isso, a mídia e as pesquisas de opinião.
5)Contestação. O neopopulismo contemporâneo parece emergir do desgaste das democracias representativas, a fim de apresentar uma alternativa democrática,
6) Ação direta. O líder neopopulista apela para a vinculação direta entre ele e o povo, dispensadas mediações institucionais;
7) Semelhança popular. Apela-se, no contexto do populismo contemporâneo, para restabelecer uma relação de semelhança entre o líder e o povo.
8) Ampla fenotipia. Sendo o neopopulismo um estilo propriamente dito, o seu formato pode informar diversos conteúdos.
9) Denuncismo. O estilo neopopulista de fazer política está acompanhado, quase sempre, de uma variante da mídia: a imprensa que denuncia.
10) Feição antipolítica. Estilo eminentemente individual de relacionamento entre o líder carismático e o povo, o neopopulismo é, paradoxalmente, antipolítico, na medida em que rejeita qualquer institucionalização no exercício do poder.
11) Antielitismo. Os hodiernos populismos possuem uma enorme carga de ressentimento em face das dificuldades que enfrentam os países em vias de desenvolvimento.
12) Nacionalismo. De um modo paradoxal, os neopopulismos telúricos latino-americanos (Chávez, Correa, Morales, Lugo) partem para um acirramento da onda estatizante, a fim de reagir contra as privatizações efetivadas pelas elites liberal-conservadoras nos momentos