populismo
UNLZ
El Populismo en la América Latina
Autor: Sâmara Cardoso Weiler
Classe: Doctorado en Derecho
Docente: Historia y Realidad Social Contemporanea de America Latina
Profesora:Teresa Manera
Buenos Aires, 15 de noviembre de 2013
RESUMEN
1.INTRODUÇÃO
2.POPULISMO
2.1 Origem
2.2 Características
2.3 Ideologias
2.4 Do Populismo na Historia das sociedades antigas ao Populismo Contemporâneo.
2.5 Populismo latino-americano
2.6 Populismo no Brasil
3- NEOPOPULISMO NA AMERICA LATINA
3.1 Origem
3.2 Conceito e características
4. CONCLUSÃO
5. BIBLIOGRAFIA
1.INTRODUÇÃO
O populismo apresenta-se como uma interação entre o desejo individual ou de um grupo ansioso pelo poder e as necessidades da grande massa. A relação consiste em conceder e restabelecer vantagens, até então, inexistentes, em algum momento político - histórico e tutelar através da centralização do poder outorgado por parte da sociedade representada pelos movimentos populares. Estas ações dependem de recursos pessoais como a empatia, oratória, carisma e desejo embriagante pela mudança; seleção de indivíduos capazes de executar as orientações sem grandes questionamentos; apoio sistêmico da mídia seja ela estatal ou privada.
O fenômeno do populismo é tão antigo quanto a própria sociedade, porém, foi durante o século 20 que se apresentou de forma organizada e capaz não só de mostrar a presença de um governante e sim de provocar mudanças. O populismo por ser um movimento que desperta o proletariado facilmente é utilizado como manobra para ignorar e se sobrepor às instituições democráticas.
A grande vitrine do populismo foi à revolução Russa, embora os líderes tenham tomado o poder através da força, mostrou ao mundo o poder inerte e oculto nas grandes massas e, que se devidamente despertado não haveria força coercitiva capaz de detê-la. Tanto que