Lançamento do livro Comportamento Eleitoral e Comunicação Política na América Latina:
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Lançamento do livro Comportamento Eleitoral e Comunicação Política na América Latina:
Autores:
Helcimara Telles (UFMG)
Alejandro Moreno (ITM)
Os alunos do Professor Francisco Rabelo, Método e Técnicas de Pesquisas sociais, foram liberados para assistir o lançamento do livro:
Comportamento Eleitoral e Comunicação Política na América Latina: Livro reúne pesquisadores de instituições ibero-americanas interessados em compreender comportamento do eleitor e comunicação política na América Latina.
Democracias recentes, que vivem cada uma o seu modo, processos de institucionalização no campo político-eleitoral – mas onde também não é difícil encontrar resquícios de comportamento autoritário, com liderança neopopulistas e conduta permissiva à corrupção. A convicção de que os países da América Latina possuem cada vez mais características em comum motiva pesquisadores a deixar um pouco de lado as comparações com as realidades da Europa e dos Estados Unidos e inspirou a coletânea Comportamento eleitoral e comunicação política na América Latina:
Para Helcimara Telles, este é um momento propício para se estudar a América Latina. Em geral, os governos deram um “giro para a esquerda” e estão mais preocupados com a justiça social. “Esta é uma fase de transição, em que políticas públicas reduzem a desigualdade e tiram parcelas significativas de eleitores da linha de miséria. Maior estabilidade reduz o peso econômico do voto e introduzem novas pautas, de fundo político, na decisão do eleitor”, ela explica.
Para refletir sobre uma questão crucial – existe um novo comportamento político na América Latina? –, Mara Telles mirou, para elaborar o capítulo que assina no livro – em co-autoria com Pedro Mundim (UFG) e Nayla Lopes (mestranda em Ciência Política da UFMG) –, o universo dos perdedores nas últimas eleições presidenciais brasileiras. “Nada menos que 40 milhões