Governança
Nos cursos relacionados à área, muitas vezes a Governança não atrai muitos candidatos, pois de imediato relacionam o conteúdo do curso como sendo apenas relacionado à faxina das UHs. Como Laus cita em sua obra (2006, p.161), “a idéia de muitos é que a governança realiza um trabalho operacional, rotineiro, mecânico, sem glamour e sem grande importância no universo hoteleiro”. Porém, esse pensamento demonstra total falta de conhecimento do departamento, e de sua complexidade e importância junto ao hotel. Se no âmbito residencial as tarefas de organização e de limpeza são realizadas de maneira desordenada e sem técnica e quando não são feitas sentimos o impacto negativo, nos empreendimentos hoteleiros essas mesmas tarefas são trabalhadas de tipos de forma ordenada, com produtos adequados e principalmente através da aplicação de conhecimentos técnicos, para que se estabeleça a padronização e a qualidade do serviço. Independente do tamanho do empreendimento hoteleiro os serviços básicos na organização e na limpeza serão os mesmos.
Podemos focar nossas ações de encantamento de nosso hóspede em outros setores, porém somente um quarto com limpeza adequada e organização impecável despertará no cliente a confiança e a certeza de que ele fez uma boa escolha. Consequentemente implicará na imagem positiva ou negativa que o hóspede criará do estabelecimento.
Para que todos na Governança desempenhem suas tarefas de maneira satisfatória, as atribuições foram separadas em sub-setores ou tipos de serviços, e essa divisão vai depender do tamanho e da tipologia do meio de hospedagem.
Organograma geral do hotel
Perfil dos colaboradores do departamento
Governanta geral
Esse é um cargo que pode ser ocupado tanto por homens quanto por mulheres.