Governança
DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA DE UM HOTEL
Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
O departamento de governança lida com materiais e suprimentos
O departamento de governança de um hotel tem como função primordial manter os apartamentos, lobby, áreas sociais e de serviço que lhe forem designadas em perfeitas condições de higiene, limpeza e conservação.
O setor é comandado pela Governanta Executiva ou Chefe de Governança, que se reporta ao Gerente de Hospedagem ou ao Gerente Geral (dependendo da estrutura do hotel).
E tem como principais atribuições coordenar as atividades de arrumação diária dos apartamentos e planejar as atividades de faxina, com objetivo de manter as dependências sempre em bom estado de higiene, conservação e limpeza. A Governança também é responsável pela rouparia e lavanderia.
Dentro do departamento de hospedagem a governança é o setor que requer o maior número de funcionários e também é o que lida com mais materiais e suprimentos. Devido a estes aspectos, a eficiência do setor está diretamente ligada à utilização de técnicas de controle dos recursos disponíveis. Não podemos perder de vista que a hotelaria geralmente lida com grandes quantidades de insumos.
E, portanto, a economia de um pouco de shampoo ou sabonete e a utilização racional dos produtos de limpeza, que podem parecer insignificantes se analisadas em pequena escala, fazem grande diferença quando computadas de uma forma global. Assim, a chave do sucesso das operações da governança é um bom planejamento das atividades e um efetivo controle da mão-de-obra e suprimentos.
ROTINA:
DEVE INSPECIONAR
• Limpeza e arrumação de apartamentos ocupados;
• Limpeza e arrumação de apartamentos desocupados;
• Limpeza de corredores e de paredes externas dos apartamentos;
• Limpeza de vidros, espelhos, mármores e salas de estar do setor de andares;
• Controle das roupas de