Governança ti
Informação é algo que possui valor, sendo assim ela se torna um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido as atividades que as utilizam. Se tratando especificamente da Tecnologia da Informação (TI), onde o fluxo de informações cresce a cada segundo, essas informações passam a ter uma importância ainda maior. Sendo assim, fazer o uso apropriado de ferramentas, sistemas e frameworks capazes de controlar essas informações de forma segura só não garantem a integridade dos dados, como também organiza e facilita o acesso. A tecnologia da informação visa soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.
É papel do profissional de TI utilizar estes recursos de forma correta, para que o setor de TI não se transforme em um grande centro de custo sem o retorno desejado. É necessário investir em infra- estrutura e processos que caibam no negocio. O tamanho deste investimento irá depender do tamanho da empresa e do fluxo de informações que ela possui. Para que o investimento não seja em vão, ou não atenda as expectativas, o profissional de TI também tem a obrigação de estar sempre atualizado com novas tecnologias e saber o que há de novo no setor, desde infra - estrutura até novas tecnologias.
Hoje a Tecnologia da Informação já não é mais um privilégio de poucos, e sim um recurso acessível a maioria das pessoas, ou seja, mesmo quem não tenha um computador em casa se depara com redes WIFI espalhadas por Cyber Cafés, caixas eletrônicos realizando cada vez mais operações, câmeras e radares de segurança espalhados por toda a cidade.O mesmo acontece com as empresas, por menor que ela seja, é difícil uma empresa hoje não ter uma estrutura, mesmo que mínima, de TI.
Governança de TI
A palavra governar significa exercer governo, ter autoridade, conduzir, reger um procedimento. Dentro de TI tem o objetivo de aumentar a qualidade e padrão dos processos. De acordo com o