Quem comeu meu hamburguer
Quem mexeu no meu queijo?
Uma valiosa exposição do conceito do Seis Sigma, de seus benefícios e dos desafios de sua implementação. Uma leitura importante para todos os executivos comprometidos com a excelência.
John A. Quelch, decano,
London Business School
Jack Welch, eleito pela Revista Veja como "o executivo do século" (12/9/2001), foi diretor-presidente da General Electric por mais de vinte anos. Entre iniciativas como a globalização e o e-business, Welch implantou na empresa o programa de qualidade Seis Sigma - o sistema que está mudando o panorama empresarial contemporâneo.
Seis Sigma é uma medida estatística de apenas 3,4 defeitos por milhão de operações em processos de fabricação ou de serviços. Isso significa um índice de 99,9997% de perfeição, um potencial de geração de lucros e supressão de despesas capaz de revolucionar a administração de qualquer negócio.
O PODER DO SEIS SIGMA simplifica o tema com um estilo alegre e divertido, abordando a estratégia administrativa numa parábola que relata o encontro de dois amigos que iniciaram carreira juntos - um deles recém-demitido de uma empresa de fast food, e o outro, um funcionário bem-sucedido na mesma empresa, responsável pelo desenvolvimento do Seis Sigma no seu ramo do empreendimento.
A conversa dos amigos percorre a metodologia e o funcionamento do programa que representou o diferencial entre o fracasso de um e o sucesso do outro, traçando, com exemplos concretos, um passo a passo para a implantação do Seis Sigma, enumerando as possíveis dificuldades e os lucros obtidos.
O PODER DO SEIS SIGMA torna o sistema acessível para todos, de grandes empresários a gerentes de restaurantes, de executivos de multinacionais a operários da linha de montagem. Uma obra indispensável para qualquer empresa interessada na implantação do programa.
SUBIR CHOWDHURY é vice-presidente do American Supplier Institute, uma empresa internacional de consultoria e treinamento em